
No Caleidoscópio da Supervisão [esgotado]
Formato | 15x23cm N.º Páginas | 280 ebook | clique aqui |
Resumo
Ao definir a supervisão pedagógica como teoria e prática de regulação de processos de ensino e aprendizagem, teremos de ter presente que ela implica sempre a ideia de regra, principalmente porque exige opções acerca do que deve ou não deve ser a educação. Seja qual for o cenário em que o educador trabalha, terá de se perguntar: em favor de quê e de quem educo, contra quê e contra quem? A questão é necessária, mas a resposta nunca é clara nem tranquilizadora, exigindo a capacidade de vivermos com a ambiguidade das nossas escolhas, mas também com a responsabilidade de as interrogar continuamente. Teremos, então, de aceitar e exercer a indagação crítica como condição da educação, escrutinando teorias e práticas individuais e colectivas, dinâmicas de dominação e de emancipação que instauramos ou a que somos sujeitos, possibilidades que abrimos ou fechamos à concretização de projectos pautados pela busca de felicidade, justiça, esperança, liberdade e responsabilidade pessoal e social.

Para visualizar os documentos em formato Acrobat Reader (.pdf), necessita de ter instalado o Acrobat Reader (gratuito), se não possuir este programa, transfira-o do site da Adobe.
