
Reconstruir a Matemática Escolar
Formato | 15x23 N.º Páginas | 354 ebook | clique aqui |
Resumo
Este livro constitui uma crítica a dois eminentes temas do recente movimento de reforma na educação matemática: a resolução de problemas e a aplicação da matemática ao “mundo real”.
Na sua análise da falácia educacional inerente ao forte impulso para uma intrépida transição de “problemas” para “resolução de problemas”, Stephen I. Brown demonstra-nos o potencial da reflexão matemática para fazer emergir aspectos do eu, bem como aspectos sociais que foram suprimidos do currículo. O autor argumenta que na procura de ligações entre a matemática e o “mundo real”, tendemos a reduzir esta relação a mera modelação. Mais ainda, construindo o “real” de maneira excessivamente concreta, perdemos a perspicácia de questionar aquilo que é “real”, tanto na matemática como no mundo.
Brown apresenta e explora várias alternativas para o rejuvenescimento do potencial educativo dos problemas e das ligações da matemática ao mundo real.

Para visualizar os documentos em formato Acrobat Reader (.pdf), necessita de ter instalado o Acrobat Reader (gratuito), se não possuir este programa, transfira-o do site da Adobe.

