Imagens na Aula de História. Diálogos e Silêncios
Formato | 15x23 N.º Páginas | 220 ebook | clique aqui |
Resumo
A Literacia Visual Histórica é o objecto principal das experiências pedagógicas que este livro partilha. Ela pode ser definida como o processo de leitura e interpretação de fontes históricas de natureza icónica, a sua compreensão de acordo com o contexto cultural, político, económico e religioso em que elas foram criadas e divulgadas, e a consciencialização da intencionalidade da sua criação e divulgação pública pelas instituições e actores históricos. Contempla não apenas compreender as linguagens e as características formais que lhe dão corpo, mas também os modos pelos quais damos e ou encontramos sentidos quando com elas estabelecemos diálogos e silêncios.
Neste livro encontramos as vozes de alunos de vários anos de escolaridade que se relacionaram com pinturas, objectos museológicos, filme de ficção, banda desenhada, caricaturas e um cartaz político. Ele nasceu de práticas didácticas e investigativas desenvolvidas pelos vários autores, que após uma reflexão sobre as aprendizagens realizadas pelos seus
Para visualizar os documentos em formato Acrobat Reader (.pdf), necessita de ter instalado o Acrobat Reader (gratuito), se não possuir este programa, transfira-o do site da Adobe.
Adicionar ao carrinho Consultar carrinho